Isolamento e ansiedade na vida familiar

Sabemos como somos diferentes uns dos outros, diferenças de gênero, de idade, de cultura, de informações, de opiniões, de conhecimento, de visão de mundo, de visão de si mesmo, de posicionamento político e fé religiosa.
Mesmo em família, mesmo quando há amor, ainda assim as diferenças existem e são notadas.
Quanto mais próximos estamos e quanto maior o período desta proximidade, maior clareza temos de que somos únicos. O preço que se paga por sermos únicos em nossas relações são as discordâncias, dissonâncias, disparidades. Isso tudo pode levar a conflitos, desarmonia, desentendimentos, especialmente quando somados ao clima ameaça e incertezas como o que vivemos hoje na pandemia.
Portanto, pode ser que já esteja acostumado com as diferenças em sua família ou já tenha desistido de estar em família!
Se você sofre de ansiedade, muito provavelmente ela pode ter piorado ao longo deste mais de 1 ano de pandemia e neste isolamento social você já esteja se sentindo segregado e incompreendido dentro da própria casa.
Algumas recomendações que fazemos:
1 – Estamos todos vivendo sob pressão. O exercício da empatia nos ajuda a nos colocar no lugar do outro e buscar uma aproximação de como a outra pessoa está se sentindo e pensando. Então, seja mais empático e gentil.
2 – Por mais que você faça, ainda assim, você só pode fazer 50%. Os outros 50% não dependem de você, quando assume seus 50% desacelera sua mente e se responsabiliza pelo que realmente pode mudar: a sua parte! Então, aceite, respeite e capriche na sua parte!
3 – Se você nunca foi hábil em se comunicar está na hora de aprender! A comunicação assertiva e não-violenta nos permite entrar em negociação e ativar o ganha-ganha nos relacionamentos!
4 – Se a ansiedade está atrapalhando a administração do seu dia, esse é o sinal claro de que precisa de um tratamento que trabalhe a raiz da sua ansiedade para você se livrar dela de uma vez por todas!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *