Muitas vezes é complicado identificar se estamos vivendo uma crise de ansiedade ou um episódio depressivo por dois motivos principais:
1º motivo: existem sintomas comuns na ansiedade e na depressão.
Os sintomas comuns nos dois transtornos que mais nos confunde são: cansaço, negativismo, pessimismo, irritabilidade, tensão constante, aperto no peito e choro fácil. A diferença é que na ansiedade o choro vem pelo medo, na imaginação do que pode acontecer de pior consigo mesmo ou com os outros. Na depressão o choro vem de uma tristeza desesperançosa e na imaginação de que é uma pessoa inútil, um peso morto para si mesmo, para a família e para a sociedade.
2º motivo: existe um quadro chamado transtorno misto ansioso depressivo ou ansiedade depressiva ou depressão ansiosa em que estão presentes os dois transtornos, ansiedade e depressão, concomitantemente e com o mesmo grau de importância.
Neste quadro acontecem as crises de ansiedade, uma sensação de descontrole e insegurança sentidas em elevado grau somados a uma sensação de que já não suporta mais a própria vida. A mente vai ciclando entre medo de morrer, enlouquecer, infartar com uma vontade sombria de morrer logo, de uma vez, pois talvez fosse melhor do que continuar sofrendo sem ter um por quê.
O fato é que independente se é ansiedade, depressão ou, ainda, um transtorno misto ansioso e depressivo, se você está em sofrimento é necessário buscar ajuda especializada.
Os profissionais habilitados a diagnosticar, identificar o que está acontecendo com você e lhe ajudar com um tratamento são os médicos psiquiatras, os psicólogos e os terapeutas.
Não espere mais para se tratar, hoje temos muitas opções de tratamentos, essas patologias não melhoram sozinhas e quanto mais o tempo passa, mais sofrimento trazem!
#focanoquefunciona