Como é a ansiedade na adolescência?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera adolescência dos 10 aos 19 anos completos. No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) define a adolescência, em um período menor que a OMS, dos 12 até os 18 anos completos.
Vivemos em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo, a expectativa sobre os adolescentes acaba sendo maior e o futuro nebuloso. O adolescente ainda não tem experiência para tomar as melhores decisões e o bullying pode ser potencializado através das redes sociais.
Assim sendo, temos vários fatores que podem desencadear a ansiedade, causadora de uma degradação da qualidade de vida dos adolescentes.
Os fatores mais presentes como grandes causadores da ansiedade na adolescência são: pressão familiar, ambiente escolar e a preocupação e incerteza com o futuro.
Os principais sintomas emocionais da ansiedade no adolescente são: alterações de humor, medo e preocupação excessiva.
Alguns sintomas físicos recorrentes são: palpitações, fadiga, tensão, dores musculares, distúrbios do sono, náusea, dor de cabeça, diarreia, tremores, formigamento, sudorese e tontura.
Como sintomas comportamentais temos as crises de choro, falta de concentração, isolamento e desânimo em realizar as atividades que antes eram corriqueiras.
O importante é saber que a ansiedade é cumulativa, vai aumentando até se tornar um transtorno quando podem surgir as crises e os ataques de pânico. Por isso, busque ajuda especializada o quanto antes e #focanoquefunciona .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *