Ansiedade e aumento da pressão arterial

Muitas pessoas ficam preocupadas com o aumento da pressão arterial nos casos de transtorno ansioso, ansiedade patológica. Acabam até criando o vício de ficar aferindo a pressão de tempos em tempos.
A ansiedade, normal ou patológica, é uma reação do nosso corpo quando ele se sente sob ameaça em perigo (real ou imaginado).
O corpo entra em estado de alerta e no mecanismo de luta ou fuga. São liberados hormônios na corrente sanguínea adrenalina/noradrenalina e cortisol que preparam o corpo para lutar ou fugir.
Vemos um aumento do ritmo cardíaco, aceleração da respiração, aumenta a pressão arterial, dilatação da pupila, maior aporte sanguíneo para musculatura das pernas e braços. Essa preparação do corpo para lutar ou fugir do perigo exige um trabalho maior do nosso sistema cardio respiratório!
Na ansiedade normal, passado o perigo, todo nosso organismo se estabiliza em equilíbrio físico e fisiológico.
Agora quando estamos na ansiedade patológica ficamos imaginando o pior, sentimos a ameaça/perigo o tempo todo e o corpo começa a mandar mensagem para o sistema cardio respiratório trabalhar mais. Com o tempo esse ciclo pode contribuir para o surgimento da hipertensão e assim dizemos que pessoas ansiosas têm maior risco de sofrer com picos da pressão.
Por isso, é necessário evitar exposições diárias de estresse e tensão e, mais que isso, tratar a ansiedade desde sua raiz, tratar as programações mentais negativas para se livrar definitivamente da ansiedade e não sobrecarregar seu corpo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *