Você já se deu conta de que, SENDO ANSIOSO, você dificilmente entrega (ou entregou) um trabalho de escola com atraso? Dificilmente deixa tarefas de trabalho incompletas? Dificilmente deixa de ir a um evento ao qual prometeu ir? Raramente, né? Pois é.
Geralmente, a palavra ansiedade remete a algo ruim. E, sim, QUANDO EM DEMASIA gera muitos desconfortos. 🙁
Mas, quando existe algo para acontecer e que nos preocupa, o nível de ansiedade tende a subir no exato momento em que pensamos sobre o evento, e este mecanismo é criado pelo nosso cérebro para AUMENTAR A NOSSA PRODUTIVIDADE e não para transformar o evento num desastre!
A ansiedade é decorrente do sentimento de incerteza a respeito dos eventos futuros e a dificuldade de frear os pensamentos negativos relacionados a essa incerteza. Isso, muitos vezes, é sentido no corpo através de vários desconfortos: transpiração excessiva, aceleração dos batimentos cardíacos, falta de concentração, e por aí vai.
De posse dessa informação, através da AUTO OBSERVAÇÃO, você pode descobrir QUAL É O SEU NÍVEL DE ANSIEDADE IDEAL. É aquele nível que te mantém produtivo, sem escorregar para o exagero, já que a ansiedade alta demais, fatalmente, te levará ao oposto, ou seja, vai te paralisar.
(Fonte de pesquisa: http://www.cienciadoshabitos.com/)