Ansiedade é um conjunto de reações físicas, emocionais/cognitivas e comportamentais desencadeada por uma ameaça ou perigo imaginada ou real que desencadeia medo do futuro, próximo ou distante.
Abaixo citamos 3 sintomas que merecem atenção na ansiedade:
1 – Preocupação excessiva
A preocupação excessiva é um sintoma emocional/cognitivo que faz com que a pessoa sinta que a cabeça não pára, que não consegue desligar, muitas vezes a impedindo de ter uma boa noite de sono.
Muitos acabam achando que se preocupar é uma atitude positiva, mas quando ela é excessiva, isso a paraliza e a torna negativa e pessimista.
2 – Coração acelerado
O coração acelerado é um sintoma físico da ansiedade, normalmente acompanhado por uma respiração rápida, ofegante e por uma tensão muscular com tremedeira. Normalmente numa crise de ansiedade ou ataque de pânico esses sintomas físicos são tão intensos que a pessoa começa a achar que não é ansiedade e sim um mal súbito, um infarto.
3 – Evitação de situações e/ou locais
Uma pessoa que sofre de ansiedade começa a evitar situações e/ou locais para evitar o disparo dos sintomas ansiosos e por isso vemos muitas pessoas com transtorno ansioso com medo de sair de casa. Neste processo de evitação a pessoa se isola gerando prejuízos e problemas familiares, sociais e profissionais.