Guia rápido para ajudar alguém com ansiedade

Eis aqui um guia rápido para ajudar alguém com ansiedade:
1 – Identificar o quadro de ansiedade patológica.
A ansiedade patológica tem sintomas emocionais e físicos e também pode se manifestar enquanto uma crise de ansiedade ou um ataque de pânico.
Neste quadro a pessoa se sente descontrolada e completamente insegura.
Além disso estão presentes os sintomas: coração acelerado, respiração ofegante e rápida com a sensação de falta de ar, tensão muscular, tontura, tremedeira, sudorese, inquietação, preocupação excessiva, medos irracionais, pensamentos e sensação que algo muito ruim vai acontecer e sensação de morte iminente!
Quando esse quadro estiver acontecendo vá para o número 2.
2 – Respire corretamente, junto.
O que piora o quadro ansioso é que a pessoa, sentindo como se o ar não entrasse, começa a respirar profundo e rápido o que ocasiona a hiperventilação resultando em uma piora dos sintomas. Ela começa a ficar tonta e sentir formigamento, prejudicando ainda mais seu sofrimento e aumentando o medo de estar tendo um infarto. Para evitar que isso aconteça pratique, junto com a pessoa, a respiração abdominal com exalação prolongada, que chamamos de Respiração dos 5 Passos. E depois que ela se acalmar vá para o número 3.
3 – Incentive a pessoa a buscar ajuda para tratar a ansiedade desde sua raiz.
Enquanto isso não acontecer ela continuará sofrendo, mesmo que tome medicação. E, além disso, também sabemos que o quadro pode piorar, complicando outras áreas, ocasionando um transtorno depressivo e trazendo mais perdas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *