Ansiedade na volta às aulas

São tantas dúvidas e informações que se alteram e alternam que ficamos perdidos nesta volta às aulas diferente.
As incertezas nos trazem desconfiança e sensação de estarmos ameaçados, desencadeando em nosso corpo a reação fisiológica do estresse, ou seja, ansiedade!

Muitas vezes pode ser uma ansiedade que é natural e adaptativa.
Outras vezes é uma ansiedade que fica grande o suficiente para nos atrapalhar e até perdermos o controle!
Professores, pais, jovens, adolescentes, crianças, todos estamos começando as aulas em 2021 em um clima de expectativa ansiosa!
Para passarmos por isso sem adoecermos é importante flexibilidade de pensamentos e ações, focarmos nas soluções e na agilidade para implementá-las conforme as mudanças e as novas exigências.
Além disso é importante termos uma rede de apoio e “abusarmos” de atos de gentileza e generosidade para com os outros e para conosco mesmos.
Principalmente com as crianças e adolescentes, recomendamos atenção aos sinais que podem apontar para um aumento da ansiedade, deixando de ser algo natural e se tornando patológica.
Queixas como: medos, excesso de preocupação, pensamentos catastróficos, coração disparado, aperto no peito, respiração rápida, tensão, tremedeira, perda ou excesso de apetite, perda ou excesso de sono, irritabilidade, evitação e isolamento, abuso de álcool ou drogas são alertas de que não estamos dando conta e estamos precisando de ajuda dos profissionais da saúde mental: psiquiatra, psicólogo ou terapeuta.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *