Ansiedade é medo de algo que está no futuro e que nos deixa preocupadas, tensas, inseguras e acabamos imaginando o pior que pode acontecer.
Essa sequência, medo e imaginar o pior cenário gera uma sensação imediata de perigo, ameaça e o corpo reage a isso liberando os hormônios do stress, de luta ou fuga, que são os responsáveis pelos sintomas e crises de ansiedade ou pânico.
Portanto, medo é a emoção principal e está na base dos sintomas ansiosos.
Em um transtorno ansioso, medos como: medo de infartar, medo de enlouquecer e, especialmente, medo de morrer são os maiores tormentos de quem sofre de ansiedade.
Mas há um medo que é muito comum e poucas percebem. É o medo de não se curar da ansiedade, ou seja, medo de sofrer para sempre.
Ele tem origem na frustração em não melhorar dos sintomas ou das crises de ansiedade mesmo fazendo um tratamento com ansiolíticos e depressivos. Pensamos assim: “se eu estou tomando remédios, se estou fazendo como me falaram e eu não saro, é porque ansiedade é uma doença que estou condenada a ter para sempre”.
Com esse pensamento muitas pessoas abandonam o tratamento ou até evitam começar, porque acham que vão ter que tomar remédio a vida toda e nunca ficarão boas.
O fato é que ansiedade tem “cura”, ou seja, é possível a remissão dos sintomas ansiosos e hoje sabemos qual é o passo-a-passo que te deixa livre das crises e dos medos. Para isso é preciso um tratamento que vá na raiz da ansiedade e não que trate apenas os sintomas, como fazem os medicamentos.
Os profissionais habilitados a trabalhar a ansiedade em sua origem são os especializados em tratamentos para ansiedade.
Se quiser se aprofundar no assunto, acesse https://chegademedoeansiedade.com.br e #focanoquefunciona!