Como lidar com uma crise de ansiedade?

Crise ou ataque de ansiedade: sintomas da ansiedade na potência máxima nos levando a sentir muito medo, principalmente medo de morrer.
Dois momentos são importantes para aprendermos a lidar com a crise: o antes e o durante.

Antes de entrar na crise:
1 – Perceber o aumento da intensidade dos sintomas emocionais e dos físicos. A elevação dos sintomas é um indicativo que você poderá entrar em crise se assim continuar. Esse aumento pode ir acontecendo ao longo de uma semana ou longo de algumas horas.
2 – Ao perceber que você está evoluindo na piora previna-se, acione as ferramentas que você tem para interromper a piora. Então tome seu medicamento, use técnicas de relaxamento, respiração, meditação, cuide da sua alimentação e capriche nos exercícios físicos.

Já dentro da crise de ansiedade:
1 – Diga pra si mesmo que o que está sentindo você conhece e sabe o que é: é uma crise de ansiedade e que ela não é fatal. Esse já é o primeiro nível de retomada de controle.
2 – O segundo nível de retomada de controle é interromper a crise.
Você pode fazer isso basicamente de 2 maneiras: com medicamentos ansiolíticos ou com a respiração abdominal com exalação prolongada.
Essa respiração abdominal com exalação prolongada foi batizada por nós como RESPIRAÇÃO DOS 5 PASSOS:
1°: Lembre-se que você tem RESPIRAÇÃO DOS 5 PASSOS para sair da crise. Só a respiração correta que é capaz de te tirar da crise.
2º: Respire abdominalmente. Quando inspira a barriga cresce e quando expira a barriga encolhe.
3º: Exale o ar no dobro do tempo que inspirou. Você inspira em “X” segundos e expira em “2X” segundos.
4º: Conte mentalmente o tempo da inspiração e da exalação para focar sua mente no presente e para garantir que a exalação tenha o dobro do tempo da inspiração.
5º: Repita essa forma de respirar por 10 minutos e assim sairá da crise sem uso de medicamentos!
#focanoquefunciona

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *