Tipos de ansiedade: Estresse Pós-Traumático

O Transtorno de Estresse Pós-Traumático (sigla TEPT) consiste em reações ansiosas intensas que têm início após a vivência de um evento com risco à vida ou com ferimento grave, envolvendo sentimentos de medo, desamparo ou horror.
Ser vítima ou testemunha de um assalto, sequestro, guerra, estupro, acidente, desastre natural pode ser suficientemente traumático para desencadear o TEPT. É importante destacar que cada pessoa tem uma sensibilidade diferente diante do mesmo fato traumático.
No TEPT a pessoa fica, contra sua vontade, revivendo o evento traumático em forma de flash backs ou pesadelos frequentes e ela começa a evitar qualquer coisa ou situação que possa lembrá-la do trauma sofrido.
Essa rememoração do trauma, invasão dos pensamentos de maneira repetida e incontrolável, causa uma série de sintomas ansiosos: taquicardia, respiração curta e ofegante, sudorese, tremores, dor de barriga, tonturas, distúrbios do sono, dentre outros.
Até mesmo o medo de algo relembrar o episódio traumático passa a ser ansiogênico.
A pessoa tende ao isolamento social para evitar novas situações traumáticas, deixando, muitas vezes, de sair de casa e realizar suas atividades cotidianas.
Consideramos o TEPT é uma condição grave, e muitas vezes incapacitante, que precisa ser tratada por profissionais da saúde mental com o objetivo de devolver à pessoa seu bem-estar e sua qualidade de vida. O tratamento clássico envolve o uso de medicação antidepressiva e ansiolítica e psicoterapia.
#focanoquefunciona

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *