Sensação de choque na cabeça é ansiedade?
E a paralisia que eu sinto na crise?
Não conseguir levantar da cama, não querer falar com ninguém é ansiedade?
Muitas e muitas perguntas porque a ansiedade é uma patologia que se apresenta com diferentes sintomas emocionais e físicos que, muitas vezes, não fazem parte só do quadro de ansiedade.
Por exemplo, o aperto no peito pode ser um sintoma de ansiedade como também um sintoma de angina.
Por isso, somente com um profissional especializado Psiquiatra, Psicólogo ou Terapeuta poderá diagnosticar e tratar a ansiedade! Mas, até para que possamos buscar ajuda é necessário saber como a ansiedade se manifesta, quais os sintomas mais comuns.
Os primeiros sintomas que aparecem da ansiedade são os emocionais.
Quando a ansiedade ainda se manifesta só nos sintomas emocionais é difícil que a pessoa busque ajuda porque ela acaba se habituando com aquele “jeitão” de sentir e pensar.
Nos sintomas emocionais a pessoa sente muito medo, inclusive irracionais, sente muito nervosismo e muita preocupação. Sempre está pensando no pior e normalmente os nossos pensamentos começam com “E se…” e termina com algo negativo e catastrófico.
Como a ansiedade vai piorando quando não tratada, os sintomas emocionais evoluem para os físicos: aperto no peito, tremedeira, batimentos cardíacos acelerados, respiração rápida, mãos suando, insônia e tensão muscular.
Surgem as crises de ansiedade ou de pânico com um aumento da intensidade dos sintomas gerando insegurança e descontrole.
Independente da frequência, duração ou intensidade dos sintomas, se estão causando um nível de sofrimento que traz prejuízos físicos, relacionais, profissionais ou financeiros, está na hora de buscar ajuda especializada!
#focanoquefunciona