Os sintomas ansiosos físicos como a taquicardia, a respiração ofegante, a tensão e até as crises podem ser consideradas sinais de que sua ansiedade já não está mais natural, já é patológica.
E antes que os sintomas realmente apareçam os comportamentos já são sinalizadores de que algo não está bem com a pessoa…
Um dos comportamentos frequentes de uma pessoa ansiosa é o negativismo.
A pessoa parece como um ímã para o negativo, ela pensa, fala e busca saber informações de problemas, tragédias, catástrofes. Como se o negativo a alimentasse.
Dois outros comportamentos que, inclusive, derivam do negativismo são: pessimismo e preocupação excessiva.
A pessoa ansiosa busca o pior lado de tudo que lhe chega.
Se você está fazendo exercício físico, cuidado, você pode se machucar.
Se você não está fazendo exercício físico, cuidado, você não está se cuidando como deveria e vai sofrer com o envelhecimento.
Ou seja, no pessimismo tudo haverá um “mas”, já que algo pode dar errado.
Esse negativismo e pessimismo resultam em preocupações.
A pessoa ansiosa está o tempo todo preocupada, como se já soubesse, antecipadamente e convictamente que, o que acontecerá, não será bom.
Então a cabeça não pára, fica pensando em alternativas para evitar o que, ainda, nem aconteceu e nem sabemos se acontecerá. E desse jeito, a cabeça fica em looping, travada no mesmo ponto da imaginação negativa.
Por isso, a gente observa que o dia da pessoa ansiosa parece que não rende, ela fica enrolada em pontos pequenos porque toda energia está sendo gasta no foco das preocupações, das previsões negativas e fatalistas.
Portanto, além dos sintomas ansiosos fique atento aos sinais: negativismo, pessimismo, preocupação excessiva e dificuldades com andamento do dia-a-dia!
E aí, você reconhece esses comportamentos sinalizadores da ansiedade em alguém aí do seu lado?
Fique atento, essa pessoa pode estar precisando de ajuda!
#focanoquefunciona