Essa pandemia do Coronavírus pede higienização constante das nossas mãos.
Será que isso, lavar as mãos com frequência, pode virar uma mania, um vício?
Lavar as mãos é um hábito e não parar de lavar as mãos é uma compulsão que faz parte do Transtorno Obsessivo Compulsivo, sigla TOC.
O TOC é considerado um transtorno mental em que está presente a ansiedade e está associado a fatores genéticos, situações estressantes e estilo de vida.
Mas não fique preocupado pois nem todo hábito se torna uma mania e nem toda mania uma compulsão (vício).
Para uma mania ser considerada uma compulsão é preciso que ela se seja um comportamento involuntário e repetitivo.
E quando se trata de um TOC além da compulsão, também estão presentes pensamentos negativos, inconvenientes que invadem a cabeça, assim como sentimentos negativos como culpa, medo ou angústia.
Lavar as mãos, checar mais de uma vez se a porta está trancada, certos rituais como evitar pisar em rachaduras, listras, são as compulsões mais comuns do TOC.
E todas manias, compulsões presentes no TOC se prestam para acalmar a mente e enquanto não são executadas deixam a pessoa muito ansiosa.
Se as manias começam a tomar tempo, ocupar mais de uma hora por dia, interferir na qualidade de vida, atrapalhar a capacidade de estudar ou trabalhar, gerando ansiedade, angústia e solidão, é necessário buscar uma ajuda especializada.
Um profissional da saúde mental como médico psiquiatra, psicólogo ou terapeuta poderão identificar se um hábito se tornou uma mania ou uma compulsão!
#focanoquefunciona