Como tratar a ansiedade se estou ansioso por causa da pandemia?

A ansiedade é medo do futuro e tem várias causas profundas:
– hereditária ou genética;
– ambiente infantil que nos ensinou como lidar com os medos e situações desafiadoras;
– traumas (alto impacto emocional como perdas, mudanças) que nos levam a formulação de padrões de pensamentos também chamados de crenças limitantes ou negativas.
Por conta da pandemia do Coronavírus, muitas pessoas estão sofrendo de ansiedade por causa de trauma secundário. Esse trauma acontece sem passarmos pela experiência propriamente dita do Coronavírus ou Covid-19. Ele se dá pela quantidade e qualidade negativa das notícias e informações que ouvimos, vemos ou temos contato.
Esse trauma resulta em padrões de pensamentos ou crenças negativas como, por exemplo: “Eu não vou conseguir passar por isso”.
Essa crença negativa a nosso respeito nos leva a uma sensação de perigo e medo do que pode acontecer no futuro disparando sintomas físicos (palpitação, respiração ofegante, aperto peito, tensão) e emocionais (preocupação excessiva, pensamentos catastróficos e medos irracionais), com crises de pânico ou de ansiedade.
Todos esses sintomas só cessam ou melhoram quando tratamos a ansiedade. Nós podemos tratar a ansiedade basicamente de duas formas:
1 – tratando os sintomas da ansiedade, através de medicamentos alopáticos, homeopáticos ou fitoterápicos.
2 – tratando as causas da ansiedade, os traumas e as crenças negativas, através de um processo terapêutico que trabalhe a resolução de traumas.
Procure um profissional especializado, médico psiquiatra, psicólogo ou terapeuta. Quanto antes você tratar mais rápido vai melhorar!
#focanoquefunciona

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *