Como se reestruturar rapidamente pós pandemia

Ainda não sabemos quando e como voltaremos à “vida normal”.
E fica a pergunta: quando começar a nos reestruturar para o pós pandemia?
Agora! Sim, uma reestruturação rápida não acontece no pós, ela acontece no durante! E disso depende o seu controle emocional!
Quando aparece aquela sensação de incerteza e desesperança, temos duas opções: deixar-se vencer ou lutar com todas as estratégias que sejam possíveis. Para se reestruturar rapidamente é preciso que tenha escolhido a segunda opção.
Como nos reestruturar? Da seguinte forma:
Controle a sua própria mente, abandonando a mentalidade de vítima e os pensamentos catastróficos deixando de alimentar a imaginação do pior! Isso não significa ignorar as suas dores ou as suas dificuldades, mas sim, aprender a fazer coisas para se equilibrar e melhorar seus estados emocionais.
Deixe no passado o passado e fique presente, no presente. Faça isso se desapegando e reciclando! Tudo tem seus ciclos, quando se fecha um ciclo, inicia-se outro. Quanto mais presente estiver, mais claramente verá as oportunidades e as possibilidades.
Acredite nos seus sonhos. Suas ações devem estar voltadas a curto prazo e coloque no longo prazo a visão dos seus sonhos. São eles que direcionarão suas ações.
E, por último, agradeça pela oportunidade de exercer sua criatividade e reforçar sua resiliência emocional. Isso te trará uma mente forte. Mente forte é aberta para aprender e criar recursos para o enfrentamento de quaisquer estresses.
#focanoquefunciona

Como tratar a ansiedade se estou ansioso por causa da pandemia?

A ansiedade é medo do futuro e tem várias causas profundas:
– hereditária ou genética;
– ambiente infantil que nos ensinou como lidar com os medos e situações desafiadoras;
– traumas (alto impacto emocional como perdas, mudanças) que nos levam a formulação de padrões de pensamentos também chamados de crenças limitantes ou negativas.
Por conta da pandemia do Coronavírus, muitas pessoas estão sofrendo de ansiedade por causa de trauma secundário. Esse trauma acontece sem passarmos pela experiência propriamente dita do Coronavírus ou Covid-19. Ele se dá pela quantidade e qualidade negativa das notícias e informações que ouvimos, vemos ou temos contato.
Esse trauma resulta em padrões de pensamentos ou crenças negativas como, por exemplo: “Eu não vou conseguir passar por isso”.
Essa crença negativa a nosso respeito nos leva a uma sensação de perigo e medo do que pode acontecer no futuro disparando sintomas físicos (palpitação, respiração ofegante, aperto peito, tensão) e emocionais (preocupação excessiva, pensamentos catastróficos e medos irracionais), com crises de pânico ou de ansiedade.
Todos esses sintomas só cessam ou melhoram quando tratamos a ansiedade. Nós podemos tratar a ansiedade basicamente de duas formas:
1 – tratando os sintomas da ansiedade, através de medicamentos alopáticos, homeopáticos ou fitoterápicos.
2 – tratando as causas da ansiedade, os traumas e as crenças negativas, através de um processo terapêutico que trabalhe a resolução de traumas.
Procure um profissional especializado, médico psiquiatra, psicólogo ou terapeuta. Quanto antes você tratar mais rápido vai melhorar!
#focanoquefunciona

Como lidar com o medo da perda na pandemia

Medo é a palavra de ordem diante de qualquer tipo de incerteza ou de insegurança.
E perda é palavra que aciona tristeza e raiva porque significa fracasso e vergonha.
A união destas duas palavras é tudo que não queremos sentir, tanto é que, até o medo de perder o ônibus, pode nos assombrar e nos deixar sem dormir.
Quando a ameaça é a perda de nossa saúde ou da vida, isso dispara a química do estresse, hormônios de luta ou fuga, provocando em quem sofre do transtorno ansioso, uma piora dos sintomas e das crises.
Para lidar com tudo isso sugerimos o seguinte:
– Admita a existência do seu medo. Não adianta você querer não sentir medo. Ele faz parte da vida, é uma emoção básica, presente em todos nós e serve para desenvolver em nós a prudência.
– Controle o que está nas suas mãos. 50% da realidade está na sua responsabilidade e ao seu alcance. O mundo de fora você não controla, mas controla o seu mundo interior, então, foque no que está pensando e sentindo, buscando positivismo e gratidão.
– Multiplique as ações que você controla e, principalmente, as ações que são diárias: inclua rotinas saudáveis de sono, alimentação e prática de exercícios físicos!
Assim transformamos o medo da perda em um bom professor, trazendo oportunidades e lições para crescer e ficar melhor!
#focanoquefunciona!

Vacina comportamental contra o medo

Somos seres relacionais e, portanto, nos contaminamos com pensamentos negativos e emoções dos outros, como o medo, a tristeza e os comportamentos desesperados e exagerados.
Por conta disso, acabamos por repetir comportamentos que, além de não nos gerarem valor, desencadeiam pensamentos e emoções que levam à piora da ansiedade.
É possível evitar essa contaminação danosa à saúde mental e física, e para isso precisamos agir!

Sugerimos estas 3 ações que chamamos de VACINA COMPORTAMENTAL para o medo:

1ª ação: PRUDÊNCIA
O medo é uma emoção fundamental para gerar a virtude da prudência.
A partir da prudência determinamos os cuidados que vamos tomar para cada situação.

2ª ação: PRECAUÇÃO
Somos precavidos quando agimos a partir de pensarmos em nós mesmos, mas, incluirmos os outros também.
Assim, nossos cuidados são ampliados para os demais naquela situação.

3ª ação: PREVENÇÃO
Sabendo os danos e riscos que uma situação envolve, compreendemos como podemos contribuir e partimos, então, para um conjunto de ações que visam reduzir os referidos danos e riscos.

São estas as 3 ações que nos permitem fazer parte da comunidade enquanto garantimos a nossa saúde integral!
#focanoquefunciona