Quais as desvantagens dos remédios para ansiedade

“Tenho passado muito mal com os sintomas de ansiedade. Meu coração vive batendo descompassado e me falta o ar. E, isso é só uma parte do meu problema… Já me disseram que tomar remédio para ansiedade pode ajudar, mas, fico sempre em dúvida. Na verdade tenho medo do efeito negativo que os remédios podem causar e isso me trava. Existe alguma desvantagem em tomar remédios para ansiedade?”.

De fato, tudo tem vantagens e desvantagens.
Listamos aqui as 3 DESVANTAGENS mais importantes:

1. Remédio diminui os sintomas, mas NÃO TRATA A CAUSA da ansiedade.
A causa da ansiedade é mais profunda, sendo os sintomas apenas uma parte que está aparente. O remédio, simplesmente, não alcança essa profundidade.

2. TIRA DO AGUDO e leva para o CRÔNICO.
Com a diminuição dos sintomas existe uma tendência de se entrar numa ‘zona de conforto’. Como a ansiedade não está sendo tratada na raiz, o quadro pode se tornar crônico.

3. Remédios podem provocar REAÇÕES ADVERSAS.
Medicamentos para ansiedade podem trazer reações que podem ser difíceis de serem administradas: boca seca, dores de cabeça, tontura, náusea, insônia, aumento ou diminuição do apetite, com consequente ganho ou perda de peso, etc.

Com isso, NÃO estamos dizendo que você não deva tomar remédios para ansiedade, porém, é importante lembrar que o que realmente vai te ajudar a VENCER a ansiedade são os tratamentos que tratam a ansiedade na raiz!
Nossa sugestão: um ‘combo’ que envolva remédio + tratamento terapêutico.

#focanoquefunciona

Quais os sintomas mais comuns da ansiedade

QUAIS OS SINTOMAS MAIS COMUNS DA ANSIEDADE?

“ Foi horrível quando me senti mal pela primeira vez! Meu coração começou a bater forte do nada e achei que ia ter um troço. Mas, sempre transpirei nas mãos e tinha dor de barriga na escola.”

“Sempre fui preocupada. Já perdi muitas noites de sono esperando os filhos chegarem da rua ou pensando em como ia conseguir pagar as contas da casa.”

“Quando meu marido viaja a trabalho tenho medo que ele sofra um acidente na estrada. E, mesmo nada tendo acontecido até agora, eu não consigo evitar sentir isso.”

O que a gente sente por conta da ansiedade? Quais são os sintomas mais comuns?

.:. Medos, preocupação excessiva, pessimismo, catastrofismo, sensação de que algo ruim está para acontecer, irritação, nervosismo, falta de concentração e paciência, cabeça que não para.

.:. Batedeira no coração, suor, fadiga, sensação de falta de ar, respiração ofegante, dificuldade para dormir, boca seca, dor de barriga, com ou sem diarreia, tremedeira, tontura.

Existe a ansiedade natural e ansiedade que já virou doença. A diferença entre uma e outra é a intensidade e a frequência com que os sintomas aparecem.

Quando a ansiedade alcança o status de doença é imprescindível buscar ajuda médica e psicológica para encontrar o reequilíbrio.
Ansiedade é coisa séria e tem tratamento! Conte conosco!

O que pessoas ansiosas querem que você saiba

A ansiedade me faz sentir muito mal, sabia?

Meu coração vive acelerado, tenho dor no peito, sensação de falta de ar, fico suando e é difícil me concentrar.
A maior parte do tempo me sinto cansada, penso negativo, me culpo e tenho medos, inclusive, medo de morrer!

Além de ter que lidar com isso diariamente temo que a situação fique pior. Me pergunto o tempo todo se posso acabar tendo um ataque de pânico ou terminar louca de vez.

Quando ouço de você que “precisamos conversar mais tarde” minha ansiedade já dispara porque minha mente não vai parar enquanto você não me contar o que está acontecendo. É por isso que preciso da sua EMPATIA.

Por causa da ansiedade, coisas que são simples para você, não são para mim. Minha produtividade, por exemplo, pode ser baixa. Isso acontece porque tudo na minha cabeça é urgência e isso costuma me travar. Então, talvez, eu não consiga cumprir todos os prazos e compromissos. Preciso da sua COMPREENSÃO.

Muitas vezes me comporto como um ‘faz-tudo’. Faço muitas coisas ao mesmo tempo porque para mim é quase impossível ficar parada. Só que isso me cansa demais. Preciso do seu CUIDADO.

Críticas aumentam minha ansiedade. Vai ser mais fácil se você usar sua delicadeza. Eu já me critico, me culpo e me censuro o suficiente. Preciso da sua TOLERÂNCIA.

Nem sempre consigo fazer planos, conversar sobre o futuro ou pensar positivo como você. É que a ansiedade é medo do futuro e todos os “e,se…?” na minha cabeça me apavoram. “E, se eu planejar isso e der tudo errado?” Preciso da sua PACIÊNCIA.

A ANSIEDADE é assim, um distúrbio de saúde mental que inclui todos esses desconfortos físicos e emocionais, e que por fim acabam com a nossa qualidade de vida.

Nem de longe é uma frescura, como algumas pessoas acham. Sua PRESENÇA vai me ajudar a lidar com tudo isso de forma mais tranquila, enquanto busco o tratamento adequado para conseguir ficar bem novamente.

O que sentimos quando a ansiedade é grave

A gente costuma dizer que algumas coisas que a gente sente na vida ‘não desejamos nem para o nosso pior inimigo’ e que ‘só quem tem é que sabe’. É o que acontece comigo quando o assunto é ansiedade! :/

No começo até dava para controlar, mas, conforme o tempo foi passando, parece que ficou pior. A batedeira incontrolável no coração, que ameaça sair pela boca, é apenas uma parte do que acontece quando a crise vem. Já perdi a noção de quantas vezes tive a certeza de que iria morrer, tamanho desespero! 😐

O ar parece que vai faltar, começo a suar, tremer, e o medo toma conta. As pessoas que estão em volta geralmente não conseguem ajudar e, aliás, mesmo sem querer, acabam atrapalhando. Ouço críticas, incentivos enviesados e percebo que o desespero também toma conta de quem está perto.

É uma experiência muito ruim que parece não ter fim.
E, finalmente, quando a crise diminui, já sei que o que me resta é esperar pela próxima crise. Isso é realmente muito grave! 🙁

O QUE FAZER COM A ANSIEDADE DE NÍVEL GRAVE?

O transtorno de ansiedade pode ser LEVE, MODERADO ou GRAVE.

Geralmente, quando ele está no primeiro estágio não nos damos conta que estamos diante de um transtorno, de uma patologia. Achamos apenas que somos uma ‘pessoa ansiosa’, ou sem paciência, ou agitada e nervosa. E, por conta disso, não buscamos tratamento ou ajuda profissional.

Acontece que a ansiedade sem tratamento pode evoluir. E quando ela passa para o estágio moderado, e depois para o grave, outros tantos sintomas começam a aparecer, principalmente estes sintomas físicos: palpitação no coração, falta de ar, transpiração excessiva, tremedeira, medo de morrer, etc.

Na verdade, estes sintomas já estavam presentes desde o início, porém, em um grau tão leve que também não nos chamava à atenção.

A BOA NOTÍCIA que trazemos é que, não importa qual seja o estágio da sua ansiedade, ela tem tratamento! Sim, é possível ter uma vida saudável, com a ansiedade sob controle e voltar a viver plenamente! 🙂

Existem técnicas e ferramentas capazes de eliminar os sintomas e trazer sua vida de volta! 😉

Conte conosco! E, #focanoquefunciona! 😉